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Por Que é Importante a Alimentação na Terceira Idade?

Uma dieta saudável é necessária ao longo de toda vida, e mais importante é a alimentação na terceira idade.

Então, uma nutrição adequada, principalmente durante a terceira idade, ajuda a manter a saúde e reduzir o risco de doenças crônicas.

Além disso, contribui para a vitalidade nas atividades do dia a dia, energia e bom humor, assim como para manter a independência funcional.

As  pessoas idosas são muito mais vulneráveis a carências nutricionais, o que impacta diretamente na sua saúde.

E é exatamente sobre tudo isso que vamos falar aqui, desde a importância de uma alimentação equilibrada na terceira idade, como quais alimentos essenciais na dieta e muito mais.

Por que é importante a alimentação na terceira idade?

Talvez um dos pontos principais de se preocupar com a alimentação na terceira idade seja pelo fato que muitos idosos sofrem de desnutrição.

Desnutrição não tem a ver especificamente com a falta de alimentos, mas sim com a falta de nutrientes essenciais para uma boa saúde.

E um idoso que não recebe quantidades certas de nutrientes pode se sentir mais cansado, ter perda muscular, de equilíbrio, um sistema imunológico mais fraco, entre outros problemas.

Por isso que cuidar da saúde dos idosos inclui também prestar atenção ao que eles comem, ou melhor, para que comam corretamente.

Então, para evitar que a saúde fique fragilizada ou ainda limitar a perda de autonomia, é importante que as pessoas idosas obtenham todos os nutrientes que precisam.

Agora, a desnutrição é um risco maior na terceira idade, por isso que uma boa alimentação é indispensável, caso contrário, o idoso pode se tornar menos resistente a infecções.

Além disso, uma má nutrição pode levar à perda de massa muscular, que a longo prazo pode afetar a mobilidade.

Vitaminas e minerais essenciais na dieta

Muitas pessoas ainda têm certas dúvidas de qual é a alimentação na terceira idade a mais correta, especialmente para evitar determinadas doenças.

Veja o que não pode faltar na dieta do idoso:

  • Vitamina C: É ótima para o sistema imunológico, sendo encontrada em frutas frescas, como laranja e acerola, legumes verdes, etc.;
  • Vitamina E: Uma vitamina antioxidante que ajuda na preservação dos neurônios;
  • Vitamina D: Previne a perda da densidade óssea, e é indispensável para a fixação do cálcio nos ossos. É encontrada nos ovos, manteiga, salmão, atum…
  • Vitaminas B: Têm um papel na qualidade da memória, combate a fadiga e a irritabilidade. Podemos encontrar nos legumes verdes, lentilhas, etc.
  • Vitamina A: Ajuda a prevenir e combater problemas de memória. Alguns exemplos são o brócolis, couve e espinafre.
  • Selênio: Combate o estresse oxidativo, que é o acelerador do envelhecimento. É encontrado em laticínios, carnes, frutos do mar, cereais, etc.

É importante lembrar que, no caso da vitamina D, a alimentação não é suficiente, sendo preciso que o idoso tome sol todos os dias e talvez seja necessário um suplemento.

Embora todas essas vitaminas e minerais sejam indispensáveis na dieta do idoso, é sempre uma boa ideia que um médico ou nutricionista elabore um plano de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Os benefícios de uma alimentação equilibrada na terceira idade

Em primeiro lugar, saiba que, com a idade, há uma diminuição progressiva das funções olfativas e gustativas, e as pessoas idosas se queixam às vezes de falta de apetite.

Isso porque a sensação de saciedade é mais rapidamente atingida.

Além disso, a perda de autonomia por não conseguir preparar suas próprias refeições, a solidão e provavelmente a falta de prazer em comer mesmo, pode fazer com que o idosos

Pode ser o estresse, uma depressão passageira, um tratamento médico, uma doença crônica, enfim, envelhecer bem está muito ligado à sua nutrição.

Separamos aqui os maiores benefícios de uma boa alimentação na terceira idade:

1.Permanecer forte

Uma alimentação saudável e equilibrada permite fortificar os ossos e promover mais energia.

Dessa forma, o idoso reduz o risco de quedas, e sem falar que terá mais autonomia.

É muito recomendado também  a prática de alguma física, claro que de acordo com  a idade e as limitações de cada um.

2.Fortalecer o sistema imunológico

É essencial incluir na dieta do idoso ingredientes ricos em vitaminas, minerais e proteínas, pois isso ajuda a reforças as suas defesas.

Lembrando que, um sistema imunológico forte significa uma maior proteção contra vírus e bactérias.

3.Prevenir problemas digestivos

Com a idade, é normal a pessoa apresentar certos problemas digestivos: constipação, gases, diarreia, etc.

No  entanto, um hábito alimentar saudável permite evitar tudo isso.

Por isso que é importante beber muita água e comer alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e vegetais.

4.Ter uma pele mais saudável

Uma boa alimentação na terceira idade também reflete na saúde da pele.

Por exemplo, os alimentos ricos em antioxidantes combatem os radicais livres, retardando assim o aparecimento de rugas e outros sinais do envelhecimento.

Na verdade, um dos maiores benefícios é envelhecer com dignidade, de forma que o idoso tenha a maior qualidade de vida possível.

Dessa forma, um estilo de vida saudável e ativo é o melhor caminho para a prevenção de doenças e a chave para uma vida mais longa.

Dicas para um bom equilíbrio alimentar na terceira idade

Para ajudar a manter uma dieta mais saudável na terceira idade, selecionamos aqui algumas dicas:

Fazer três refeições por dia

É preciso que o idoso siga um ritmo de três refeições por dia. Mas também fazer um lanche entre as refeições, como comer uma fruta, um iogurte, um pedaço de queijo, etc.

5 frutas e legumes por dia

Podem ser crus, cozidas ou assadas. As frutas e legumes são pouco calóricos e fornecem os minerais e vitaminas necessários.

Carnes magras e peixes

Contêm as proteínas indispensáveis para preservar a massa muscular, que diminui progressivamente com a idade. Vale alternar entre carne vermelha, frango e peixe.

Laticínios

Essenciais para combater a osteoporose e o risco de fraturas.

Água

É fundamental a ingestão de bastante água, principalmente porque o idoso tem uma tendência muito grande para desidratação, que é muito perigoso.

Isso é o básico que não pode faltar na alimentação na terceira idade, e tenha sempre em mente que, quando chegamos à terceira idade, o organismo carece mais de algumas vitaminas e nutrientes.

É importante estar atento que a terceira idade vem acompanhada de uma série de mudanças e tudo o que pudermos fazer para tornar essa fase a mais feliz e prazerosa, devemos nos empenhar ao máximo.

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